Acervo Histórico do Fórum de Conselheiro Lafaiete está em processo de conservação e identificação em banco de dados no Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental

Data 27/11/2008 11:37:22 | Tóopico: Notícias

Um dos mais significativos acervos documentais da antiga Comarca do Rio das Mortes, o acervo histórico do Fórum de Conselheiro Lafaiete encontra-se em processo de conservação e identificação em banco de dados no LABDOC.


Com a iniciativa e apoio da diretora do departamento de patrimônio histórico e cultural da prefeitura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia e o empenho da juíza do Fórum de Conselheiro Lafaiete, Drª. Raquel Discacciati Bello, foi assinado de um convênio inédito envolvendo a UFSJ, o Fórum e a prefeitura municipal de Conselheiro Lafaiete, que assumiu o compromisso de financiar quatro bolsas de iniciação científica durante vinte e quatro meses. Essas bolsas possibilitam o envolvimento dos alunos da graduação no projeto e a pesquisa nestas fontes primárias.

O acervo do Fórum constitui uma volumosa documentação que se estende do final do século XVIII até 1934 - data em que a antiga Queluz passa a denominação de Conselheiro Lafaite - e representa um dos mais importantes acervos cartoriais para história da comarca do Rio das Mortes. O tratamento e descrição desse acervo é mais uma etapa do projeto Fórum Documenta, financiado pela FAPEMIG.





Este artigo veio de Arquivos Históricos & Documentais da Comarca do Rio das Mortes
https://documenta.direito.ufmg.br

O endereço desta história é:
https://documenta.direito.ufmg.br/modules//article.php?storyid=10