O conjunto desta documentação perfaz um total de 1072 registros (1793-1900). Cabe ressaltar que essa documentação não é constituída apenas de processos criminais em sua íntegra. Muitos dos documentos contêm apenas o traslado dos autos do processo, o exame de corpo de delito, o auto de denúncia, a acusação crime, o sumário crime ou de culpa, petições várias etc. Na maior parte deles, no entanto, é possível localizar as informações que tipificam o crime e os envolvidos.
A planilha contém os seguintes campos:
Documento: classificação do tipo de documento. Procurou-se identificar e tipificar o documento de acordo com os critérios utilizados na época. Nem sempre isso foi possível uma vez que alguns documentos resistiam às categorias mais freqüentes. Por processos crime designamos todos os documentos que ainda que incompletos, abrangiam diferentes partes de um processo. Desnecessário dizer que vários documentos se apresentam incompletos.
Código de localização: localização do documento no Arquivo do Museu regional de São João del Rei
Folhas: Número de folhas do documento
Denunciante: identifica, quando possível, o autor da denúncia, não necessariamente o réu.
Crime: tipificação do crime, mantendo-se o mais próximo possível a definição contida no próprio documento.
Data: data do crime, quando identificável.
Local/Tipo (01/02/03): detalhamento das informações sobre o local do crime, fornecendo uma classificação tipológica segundo a tabela abaixo
A – Aplicação
Ar – Arraial
C – Cidade
Ca – Capela
Ch – Chácara
Cm – Caminho
Co – Comarca
Ct – Curato
D – Distrito
F – Fazenda
Fr – Freguesia
L – Lugar
P – Paragem
S – Sítio
Su – Subúrbio
T – Termo
Nº de Réus: quantifica os réus identificados no documento
Processo Início: identifica a data final do processo ou a data mais remota nele contida
Processo Término: identifica a data inicial do processo ou a última data nele contida
Processo: Julgamento contém informações sobre o julgamento
Sentença: Pena / Código / Artigo: especifica, quando possível, os dados referentes à sentença.
Custas do Processo: informações referentes ao pagamento das custas do processo
Apelação: identifica os processos nos quais consta ter havido apelação
Sentença Final: identifica a sentença resultante da apelação
Resumo: fornece um resumo detalhado e circunstanciado do evento
Réu 1 e 2 e Ofendido 1 e 2 (contendo:)
- Nome
- Origem
- Naturalidade
- Cor
- Condição
- Ocupação
- Estado Civil
- Idade
- Sabe Ler e escrever
Estes livros contém um total de 1212 registros que vão de 1772 a 1878. Nesses livros eram lançados os nomes dos pronunciados, ou seja, aqueles que acusados nas devassas ou querelas tornavam-se objetos de processos e seriam encaminhados a juízo.
A planilha contém os seguintes campos:
Livro: número de identificação do livro
Folha: número da folha no livro na qual consta o lançamento
Tipo de Processo: querela ou devassa
Data da Pronúnciavv
Crime
Local
Juiz: identificação do juiz responsável pela pronúncia
Procedimentos Legais: anotações constantes a respeito à margem dos lançamentos
Situação do Réu: observações constantes a respeito à margem dos lançamentos
Observações
Estes oito livros contêm um total de 257 autos de querela, cobrindo um período que vai de 1779 a 1833, quando, com o Código do Processo, a querela deixa de existir como forma processual. Os autos consistem na denúncia fundamentada do crime feita pela vítima ou parte interessada, contendo a narrativa pormenorizada do ocorrido e suas circunstâncias.
A planilha contém os seguintes campos:
Livro
Página
Data
Querelado e Querelante:
Estado civil
Condição
Moradia
Cor
Ocupação
Outros
Crime
Resumo: fornece um resumo detalhado e circunstanciado do auto de querela
As listagens de inventários e testamentos do acervo do Arquivo Histórico do Museu Regional de São João Del-Rei foram feitas pelos funcionários do arquivo, visando a possibilitar a localização de documentos através dos seus dados principais. A inclusão dessas planilhas foi possível graças a sua disponibilização pela administração do Museu Regional de São João Del-Rei.
Esta planilha contém 9.883 registros, como datas limite 1715 a 1975. Traz a relação dos inventariados, inventariantes e dados de localização.
A planilha contém os seguintes campos:
Inventariado: nome
Especificação do inventariado: detalha informações referentes à ocupação, condição, cor ou outra relevante contida no documento.
Inventariante: nome
Ano
Cartório
Local/Tipo (1, 2, 3,4)
Legibilidade
Caixa: código de localização no arquivo
São 2.842 registros, tendo como datas limite 1730 a 1937. Traz a relação dos testadores, testamenteiros e dados de localização.
A planilha contém os seguintes campos:
Testador: nome
Especificação do testador: detalha informações referentes à ocupação, condição, cor ou outra relevante contida no documento.
Realizar uma pesquisa no sistema ArquivoBR Enterprise é fácil. A pesquisa pode ser realizada em todas as telas do sistema. Na parte superior da tela, a caixa de texto intitulada “Pesquisa” permite realizar a busca por meio de termos de pesquisa (as palavras ou a frase que melhor descreve as informações que você quer encontrar).
O sistema permite realizar as pesquisas utilizando níveis distintos de complexidade:
1)Busca simples: realiza a pesquisa utilizando apenas termos de pesquisa (palavras-chave);
2)Busca avançada: combina a pesquisa por meio de termos com valores específicos para determinados campos. Cada módulo do sistema possui sua própria busca avançada. Para acessar a central de busca avançada clique no link “Pesquisa Avançada”, localizado próximo a caixa de busca (no topo da tela).
A busca simples utiliza termos de pesquisa (as palavras ou a frase que melhor descreve as informações que você quer encontrar) para pesquisar o conteúdo do acervo. Os termos são pesquisados no conteúdo textual de todos os campos da ficha descritiva. Não existe limite de termos a serem utilizados. O sistema não faz diferença entre caracteres maiúsculos e minúsculos ou caracteres acentuados. Por exemplo: a utilização dos termos “História” ou “historia” irá retornar os mesmos resultados.
Em resposta, o sistema ArquivoBR Enterprise apresenta uma página de resultados: uma lista de itens do acervo relacionados aos termos da pesquisa, com os resultados mais relevantes aparecendo primeiro.
A busca simples é indicada para usuários que não possuem necessidades específicas de informação. Através da correta escolha de termos para pesquisa, pode-se localizar informações e/ou documentos com agilidade. Sugere-se a utilização da técnica de refinamento sucessivo de pesquisas, ou seja, inicia-se a busca com um pequeno conjunto de termos (em geral dois ou três termos). Caso o resultado não seja satisfatório, novos termos devem ser adicionados a busca para permitir o refinamento das respostas.
Em alguns casos, você pode desejar resultados apenas para uma frase exata. Para isso, basta digitar os termos de pesquisa entre aspas. As pesquisas de frases são mais eficazes principalmente se você estiver pesquisando nomes próprios (“Juscelino Kubitschek”) ou frases famosas (“Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”).
A pesquisa por Fundo utiliza termos de pesquisa da mesma forma que a busca simples, porém permite detalhar em qual fundo a busca deverá ser realizada.
A busca detalhada pode ser acessada através do link “Pesquisa Avançada” localizada na parte superior da tela (próximo a caixa de texto da busca simples).
A busca avançada é específica para cada módulo do sistema e permite combinar a busca por meio de termos com valores específicos para determinados campos.
Por exemplo: pode-se buscar o termo “belo horizonte” no período compreendido entre 1960 e 1970.
Para acessar a central de busca avançada clique no link “Pesquisa Avançada”, localizado próximo a caixa de busca (no topo da tela). Na central de busca avançada, os módulos que possuem este recurso são apresentados por meio de imagens e textos. Para realizar a busca avançada em um determinado módulo clique na imagem ou no título do módulo desejado.
Os resultados da busca avançada podem ser ordenados de acordo com critérios definidos pelo usuário. Os critérios de ordenação encontram-se no final do formulário.
A busca avançada é indicada para usuários que possuem necessidades específicas de informação. Por meio da combinação dos campos do formulário de pesquisa avançada pode-se formular pesquisas altamente sofisticadas.
Segue abaixo algumas dicas:
1) Certifique-se de que todas as palavras estejam escritas corretamente. O sistema ArquivoBR Enterprise não utiliza técnicas de processamento de texto (ex.: eliminação de plurais) ou distância de edição. O processamento da pesquisa não faz diferença entre caracteres maiúsculos e minúsculos ou caracteres acentuados;
2) Tente palavras diferentes. Procure utilizar sinônimos ou termos relacionados ao assunto desejado;
3) Tente palavras mais genéricas;
4) Se você estiver utilizando a busca avançada, realize a mesma pesquisa utilizando a busca simples. A informação desejada pode existir em outra área (módulo) do sistema.